CONTEÚDO PROGRAMÁTIVOS
PROGRAMAS PSS
Os programas para as provas do PSS, disponibilizados no site www.coperve.ufpb.br em 28 de novembro de 2008,
foram elaborados para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio ), Conselho Nacional de Educação,
1988), aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (MEC, 1999), às orientações Curriculares para o Ensino
Médio (MEC, 2002 e 2006) e aos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (SEC-PB, 2007).
Ressalte-se que o Programa de Geografia para o PSS 1 acha-se acrescido de algumas explicitações.
As questões de prova de determinada área de conhecimento poderão contemplar competências e habilidades
adquiridas ao longo da vida escolar do candidato.
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS |
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - PSS 1 - 1. LÍNGUA PORTUGUESA - 1.2. ANÁLISE LINGUÍSTICA
1.1. PRODUÇÃO DE LEITURA
COMPETÊNCIAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de: • Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros.
• Distinguir os diferentes gêneros textuais. • Distinguir as diferentes sequências textuais(narrativa, descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva). • Identificar o propósito sociocomunicativo dos gêneros textuais/discursivos. • Identificar informações explícitas no texto. • Reconhecer informações implícitas no texto, por meio do recurso da inferência. • Diferenciar ideias centrais de ideias periféricas. • Identificar palavras que funcionam como mecanismo de coesão textual. • Reconhecer o valor argumentativo de formas e de expressões linguísticas presentes em textos. • Analisar o emprego de palavras e suas relações sintáticas, considerando os diferentes níveis de linguagem. • Estabelecer relações entre textos (intertextualidade). • Reconhecer os sentidos produzidos por elementos verbais e não verbais.
|
1. Gêneros textuais. 2. Sequências textuais. 3. Elementos de textualidade: – coesão. – coerência. – informatividade. – intertextualidade. – aceitabilidade. – intencionalidade. – situacionalidade. – argumentatividade. 4. Níveis de linguagem. 5. Linguagem verbal e não verbal.
|
1.2. ANÁLISE LINGUÍSTICA
COMPETÊNCIAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de: • Identificar os elementos estruturais das palavras, observando o emprego desses elementos. • Reconhecer diferentes processos de formação de palavras como possibilidade de ampliação do léxico a partir do uso da língua. • Reconhecer valores discursivos de sufixos nominais e verbais. • Flexionar adequadamente nomes e verbos. • Identificar o valor dos tempos, modos e vozes verbais no texto.
• Distinguir o sentido dos enunciados, a partir do emprego dos diferentes aspectos verbais. • Reconhecer a função discursivo-textual das palavras no texto. • Reconhecer os mecanismos de coesão textual, como mecanismos de construção de sentido. • Reconhecer formas linguísticas como marcas de modalização. • Usar os sinais de pontuação adequadamente. • Estabelecer relação entre recursos da escrita e objetivos do texto. • Identificar a sinonímia, a antonímia, a paronímia, a homonímia e a polissemia como recursos de coesão textual. • Identificar os efeitos de sentido produzidos pelo emprego dos diferentes sinais de pontuação. • Grafar corretamente palavras e expressões da língua.
|
1. Classes de palavras. 1.1. Plano morfológico: – Estrutura e processo de formação de palavras. – Flexão nominal e verbal. – Vozes e aspectos verbais. 1.2. Plano sintático: – Emprego das palavras na construção dos diferentes tipos de sintagmas.
1.3. Plano semântico: – sinonímia. – antonímia. – paronímia. – homonímia. – polisssemia. 1.4. Plano discursivo/textual: – referência. – modalização. 2. Sinais de pontuação. 3. Sistema ortográfico.
|
2. LITERATURA BRASILEIRA
COMPETÊNCIAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de: • Identificar as especificidades de textos literários. • Reconhecer características dos gêneros lírico, narrativo e dramático, a partir da leitura de obras.
|
Texto literário – linguagem, formas de expressão (verso e prosa) e gêneros literários (lírico, narrativo e drmático). • Gênero lírico – poemas de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Morais, Sérgio de Castro Pinto e outros. • Gênero Narrativo: – Crônica de viagem (Séc. XVI), crônicas modernas: Carlos Eduardo Novaes, Ferreira Gullar, Inácio de Loyola Brandão, Ivan Ângelo, Millôr Fernandes, Moacy Scliar e outros. – Contos: textos de Rubem Braga, Érico Veríssimo e João Antônio e outros. • Gênero Dramático: textos de Martins Pena e outros. Obras de leitura integral: GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas chilenas. São Paulo: Companhia das Letras. REY, Marcus. O coração roubado e outras crônicas. São Paulo: Ática. PENA, Martins. O noviço / O judas em sábado de aleluia. São Paulo: Ática. |
LÍNGUA INGLESA - PSS 1
COMPETÊNCIAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de identificar gêneros textuais, através do
reconhecimento de suas características.
|
1. Gêneros Textuais. |
Domínio no reconhecimento dos elementos próprios à situação de produção de um texto (autoria, público-alvo, meio de divulgação, finalidade, local e data de produção), localizando informações relativas à situação de produção.
|
2. Situação de Produção do Texto. |
Domínio na construção de sentidos a partir da leitura do gênero textual em questão, através da compreensão e/ou interpretação de ideias/informações veiculadas em textos diversos
|
3. Leitura e Construção de Sentido. |
Capacidade de reconhecer os tipos de frase/enunciado do texto e identificar o sentido por elas veiculado.
|
4. A frase/enunciado no texto. Simple and complex sentences: – Phrases (noun, verb, and prepositional phrases). – Clauses.
|
Domínio na identificação de termos ou expressões que façam referência a termos/ideias contextualizados, através da análise de elementos propostos e da escolha daquele(s) que se refira(m) a termos/expressões em questão.
|
5. Elementos de Referência: termos ou expressões que evitam repetições e garantem o encadeamento das ideias no texto. –Pronouns (personal, adjective, possessive, reflective, reciprocal, domonstrative, indefinite, relative, interrogative). – General determiners (all, both, some, many, much, neither...).
|
Capacidade de identificar e/ou inferir sentido de expressões/termos contextualizados, através de relação de sentidos (sinonímia, antonímia ...).
|
6. Vocabulário. |
Capacidade de reconhecer elementos de ligação e as ideias por eles expressas, relacionando elementos de ligação a relações de sentido em contexto específico.
|
7. Elementos de ligação e relações de sentido. Ideia de: Causa: because, for, as... Consequência: consequently, therefore... Oposição: but, however, although, though, nevertheless... Fim : in order to, to... Condição: if, whether... Comparação; as ...as, more/less...than, like, as if... Lugar: where, wherever ... Tempo: when, as since, while, whenever... Conclusão: thus, so... Adição: and, in addition to, as well...
|
Capacidade de identificar tempos, modos e vozes do verbo em situação, e de identificar e/ou inferir sentidos de formas verbais contextualizadas, relacionando as formas verbais ao uso.
|
8. Verbo em context. (time, tense, aspect, mood and voice) – Simple present, present continuous and present perfect; simple past and past continuous; simple future, future com going to and future continuous; imperative; auxiliaries, modals.
|
LÍNGUA FRANCESA - PSS 1
COMPETÊNCIAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de identificar gêneros textuais, através do reconhecimento de suas características.
|
1. Gêneros Textuais. |
Domínio no reconhecimento dos elementos próprios à situação de produção de um texto (autoria, público-alvo, meio de divulgação, finalidade, local e data de produção), localizando informações relativas à situação de produção.
|
2. Situação de Produção do Texto. |
Capacidade de reconhecer os tipos de frase/enunciado do texto e identificar o sentido por elas veiculado.
|
4. A frase/enunciado no texto. Frase/enunciado afirmativo, interrogativo, exclamativo e negativo: ne...pas, ne...plus, ne...rien.
|
Domínio na identificação de termos ou expressões que façam referência a termos/ideias contextualizados, através da análise de elementos propostos e da escolha daquele(s) que se refira(m) a termos/expressões em questão.
|
5. Elementos de Referência: termos ou expressões que evitam repetições e garantem o encadeamento das ideias no texto. – Expressões nominais formadas por Artigos, Adjectifs possessifs e Adjectifs démonstratifs, seguidos de substantivo; pronomes pessoais (sujeito e complemento), pronomes relativos qui, que, où.
|
Capacidade de identificar e/ou inferir sentido de expressões/termos contextualizados, através de relações de sentidos (sinonímia, antonímia...).
|
6. Vocabulário. |
Capacidade de reconhecer elementos de ligação e as ideias por eles expressas, relacionando elementos de ligação a relações de sentido em contexto específico.
|
7. Elementos de ligação e relações de sentido. Ideia de: Causa: parce que, puisque, comme. Consequência : donc, ainsi, alors. Oposição: mais, pourtant, cependant. Fim : pour, afin de, en vue de. Condição: si. Comparação: plus (moins, aussi) ... que. pire, mieux, meilleur ... que. le(la) plus/les plus, le,(la) moins/les moins. Lugar : près, loin, devant, derrière, devant, sur, sous, chez, ici,là. Tempo : quand, lorsque.
|
Capacidade de identificar tempos, modos e vozes do verbo em situação, e de identificar e/ou inferir sentido de formas verbais contextualizadas, relacionando as formas verbais ao uso.
|
8. Verbo em contexto. – Indicativo: Presente, Présent Duratif, Imperfeito, Passe Récent, Passé Composé, Futur Proche. – Imperativo.
|
LÍNGUA ESPANHOLA - PSS 1
COMPETÊNCIAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de identificar gêneros textuais, através do reconhecimento de suas características.
|
1. Gêneros Textuais. |
Domínio no reconhecimento dos elementos próprios à situação de produção de um texto (autoria, público-alvo, meio de divulgação, finalidade, local e data de produção), localizando informações relativas à situação de produção.
|
2. Situação de Produção do Texto. |
Domínio na construção de sentidos a partir da leitura do gênero textual em questão, através da compreensão e/ou interpretação de ideias/informações veiculadas em textos diversos.
|
3. Leitura e Construção de Sentido. |
Capacidade de reconhecer os tipos de frase/enunciado do texto e identificar o sentido por elas veiculado
|
4. A frase/enunciado no texto. |
Domínio na identificação de termos ou expressões que façam referência a termos/ideias contextualizados, através da análise de elementos propostos e da escolha daquele(s) que se refira(m) a termos/expressões em questão.
|
5. Elementos de Referência: termos ou expressões que evitam repetições no texto e garantem o encadeamento das ideias no mesmo. Expressões nominais formadas por artigos; adjetivos(demonstrativo e possessivo) seguidos de substantivos; pronomes pessoais (sujeito), relativos, indefinidos, interrogativo, exclamativo); numerais.
|
Capacidade de identificar e/ou inferir sentido de expressões/termos contextualizados, através de relação de sentidos (sinonímia, antonímia ...).
|
6. Vocabulário. |
Capacidade de reconhecer elementos de ligação e as ideias por eles expressas, relacionando elementos de ligação a relações de sentido em contexto específico.
|
7. Elementos de ligação e relações de sentido. Ideia de: Causa. Consequência. Oposição. Fim. Condição. Comparação. Lugar. Tempo.
|
Capacidade de identificar tempos, modos e vozes do verbo em situação e de identificar e/ou inferir sentidos de formas verbais contextualizadas, relacionando as formas verbais ao uso.
|
8. Verbo em contexto. Modo Indicativo.
|
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS |
GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL - PSS 1
EIXO TEMÁTICO: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A RELAÇÃO
SOCIEDADE E NATUREZA
COMPETÊNCIAS | CONCEITOS | TEMA | CONTEÚDOS |
Capacidade de operar com os conceitos básicos da Geografia para análise e representação do espaço em suas múltiplas escalas (mundial, nacional, regional, local). Domínio das linguagens próprias à análise geográfica.
Capacidade de compreender o espaço geográfico, a partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza.
|
– Conceitos geográficos: território, lugar, paisagem, região, espaço. – Conceitos transversais: sociedade, natureza e meio ambiente. Conceitos
|
A produção d o e s p a ç o geográfico.
|
– O espaço e suas representações (cartográfica, artística, estatística, iconográfica, midiática etc.): • Representações do espaço: leitura, relações e interpretações. • Mapas: desenvolvimento histórico e tipologia. • Representações gráficas do espaço em mapas, cartas, maquetes, gráficos e tabelas: leitura, relações e interpretações. • Localização: o sistema de coordenadas e os fusos horários. • Representações da superfície terrestre: escalas, projeções e distorções. • A cartografia como conhecimento estratégico. • As novas tecnologias e seu uso na cartografia: imagens de satélite, GPS, SIGs e o sensoriamento remoto. • As representações artísticas e midiáticas do espaço: literatura, música, poesia, artes plásticas, filmes, cordel, fotografia, entre outros. O espaço e suas representações (cartográfica, artística, estatística,
– A natureza: sua dinâmica natural e as ações antrópicas nesse processo: • Os elementos que compõem a natureza e as suas interrelações: o planeta Terra: o clima, o relevo e a água. • A dinâmica da natureza. • A ação antrópica e a dinâmica da natureza. – A população como elemento de transformação do espaço: • As diferentes sociedades e a organização do espaço. • As teorias demográficas. • A estrutura etária, ocupacional e de gênero, a dinâmica da população e a exclusão social. • A distribuição da população e a organização do espaço. • Indicadores de desenvolvimento humano e organização do espaço. • Dinâmica populacional: migrações, refugiados políticos e turismo. – O modo de produção e a (re)organização do espaço: a natureza enquanto recurso econômico: • A relação sociedade e natureza. • As contradições dos modos de produção e a organização do espaço mundial. • As diferentes fases do capitalismo e a apropriação da natureza no centro (Norte) e na periferia (Norte). • A natureza como recurso: extrativismo, coleta, agropecuária, indústria e produção de energia. • A distribuição territorial das atividades econômicas e a organização do espaço. • A circulação e a organização do espaço. – A questão ambiental e sustentabilidade: • A sociedade de consumo e as questões ambientais. • Problemas ambientais, debates ambientais e propostas de sustentabilidade. • Os órgãos internacionais, as organizações não governamentais, a sociedade civil e a questão ambiental. • As Conferências Internacionais sobre o meio ambiente. • A participação do Brasil nas reuniões internacionais sobre o meio ambiente. • As diferentes visões sobre o ambientalismo. • Os movimentos sociais e a defesa do meio ambiente. • Políticas públicas destinadas à questão ambiental e à sustentabilidade. A natureza: sua dinâmica natural e as ações antrópicas nesse
|
HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL - PSS 1
EIXO TEMÁTICO: CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E PODER
COMPETÊNCIAS | CONCEITOS | TEMA | CONTEÚDOS |
Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões. Domínio das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica). Capacidade de inteligibilidade e compreensão do Tempo Histórico a partir das múltiplas interações dos seres humanos com a Natureza, e entre si.
|
Históricos: • História. • Agente Histórico. • Política. • Participação Política. • Temporalidade. • Interpretação/ Representação/ Conhecimento Histórico. Transversais: • Sociedade. • Natureza. • Cultura. • Representação Social.
|
1. O Homem como ser histórico: 1.1. O homem como ser social e político. 1.2. O homem como intérprete de suas próprias experiências vividas.
|
Esse Tema é de caráter introdutório ao Eixo Temático e seu conteúdo é eminentemente conceitual.
|
Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões. Domínio das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica). Capacidade de: • Operar com conceitos próprios à História Política em suas relações com outros domínios da História. • Comparar a problemática da Cidadania, Participação Política e Cidadania em diferentes contextos históricos, com ênfase entre experiências passadas e experiências em curso na atualidade.
|
Históricos: • Liberdade. • Poder. • Estado. • Cidadania. • Direitos. • Liberalismo. • Neoliberalismo. Transversais: • Liberdade. • Poder. • Estado. • Cidadania. • Direitos/Sujeito de Direitos. • Direitos Humanos.
|
2. Cidadania, Liberdade e Direitos: 2.1. As primeiras configurações de cidadania. 2.2. Cidadania, direitos civis e direitos políticos. 2.3. Cidadania e direitos sociais. 2.4. Cidadania e Novos Direitos (à Diversidade): a) Mercado. b) Gênero. c) orientação sexual. d) geração (criança, adolescente, idoso). e)meio ambiente. f)memória social (direito ao patrimônio cultural).
|
o A Cidadania na democracia grega (Atenas) e no Estado romano. o As lutas pela liberdade e por direitos civis e políticos: revoluções burguesas (Inglesa, Francesa); lutas anticoloniais: independência dos Estados Unidos e movimentos autonomistas no Brasil (Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Revolução de 1817), processo de separação política no Brasil e na Paraíba. o Lutas sindicais e lutas trabalhistas na Europa (séculos XIX e 1ª. metade do século XX); os direitos no Estado do Bem-Estar social (exemplos: Escandinávia, Inglaterra e Estados Unidos). o Movimentos camponeses na América Latina: Revolução Mexicana e Zapatismo. o Expressões e manifestações políticas no Brasil e na Paraíba: a cidadania excludente (Império, República Velha, Populismo e Regime Militar); lutas pela liberdade (resistência dos escravos; manifestações camponesas: Cangaço, Messianismo), revoltas); lutas trabalhistas e sindicais (movimento operário: República Velha, período Vargas e tempos recentes); lutas pela terra (Ligas Camponesas e MST).
|
OBSERVAÇÃO: Esses conceitos são comuns a várias áreas do conhecimento, mas devem ser apreendidos não só em seus significados mais gerais (transversais) como também em seus significados de localização em temporalidades históricas específicas.
|
Ênfase do tema: Brasil, Paraíba e espaços locais: o Lutas do consumidor. o Movimento feminista. o Movimento GLBTS. o Direitos de crianças e adolescentes, direitos do idoso. o Movimento ecológico. o Defesa do Patrimônio Cultural.
|
||
Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões. Domínio das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica). Capacidade de: • Compreender a trama ou tessitura social como conjunto complexo de relações e de relacionar, portanto, vários conceitos entre si. • Compreender os movimentos políticos em torno da questão étnica e da questão de nacionalidade, estabelecendo um comparativo com formas supranacionais e intranacionais de organização política.
|
Históricos: • Etnia. • Nação. • Nacionalidade. • Cidadania. Transversais: • Etnia. • Nação. • Nacionalidade. • Estado. • Território. OBSERVAÇÃO: Esses conceitos são comuns a várias áreas do conhecimento, mas devem ser apreendidos não só em seus significados mais gerais (transversais) como também em seus significados de localização em temporalidades históricas específicas.
|
3.Cidadania, Etnia e Nacionalidade: 3.1. Cidadania Estado, Nacionalidade e Nacionalismos. 3.2. Nacionalidade e simbologia: heróis e mitos. 3.3. A relação entre cidadania e etnia.
|
o Formação dos Estados Nacionais Modernos: Inglaterra, França, Portugal e Espanha. o Nacionalismo e liberalismo: lutas nacionais do século XIX: unidades alemã e italiana. o Nacionalismo e nazifascismo: Alemanha, Itália, Japão. o Nacionalismo e socialismo real: stalinismo (nacionalismo russo) e crise dos anos 1990 (nacionalismos das ex-repúblicas soviéticas). o Brasil e Paraíba: vários momentos da formação nacional e sua expressão nacionalista: Estado nacional pósindependência, período Vargas, regime Militar: os projetos políticos vitoriosos; os projetos alternativos de construção da Nação (movimentos regenciais). o Signos nacionalistas em algumas experiências históricas gerais (Estados Unidos, União Soviética, Alemanha nazista); e brasileiras (na monarquia, na 1ª República; no período getulista e na ditadura militar). o Sociedades tribais africanas (séculos XIX ao XXI). o Lutas étnicas na Europa e nos Estados Unidos contemporâneos (Ex: os imigrantes na Europa e nos EUA; os confrontos na Europa Central (Irlanda; País Basco).
|
Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões. Domínio das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica). Capacidade de: • Interpretar sociedades passadas e atuais cuja configuração política não incorpora(va) o conceito de Cidadania. • Compreender a não linearidade dos processos históricos e a s possibilidades de perdas de conquistas alcançadas em outras temporalidades.
|
Históricos: • Cidadania. Transversais: • Sujeito de dignidade. • Globalização. • Neoliberalismo. OBSERVAÇÃO: Esses conceitos são comuns a várias áreas do conhecimento, mas devem ser apreendidos não só em seus significados mais gerais (transversais) como também em seus significados de localização em temporalidades históricas específicas
|
4. Cidadania e “Não Cidadania”: 4.1. Sociedades sem conceito de cidadania. 4.2. A perda de direitos na atualidade da Globalização
|
o E s t a d o s Te o c r á t i c o s : d a Antiguidade Oriental; feudais medievais; Islâmicos (Irã). o Estados Absolutistas: França, Inglaterra, Portugal e Espanha. o Estados de política neoliberal: Estados Unidos, Inglaterra, França, Japão, o Estado Brasileiro, o neoliberalismo e a perda de direitos.
|
Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões. Domínio das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica). Capacidade de: • Cotejar temporalidades históricas sedimentadas com temporalidades históricas emergentes (o velho e o novo). • Relacionar os conteúdos aprendidos no Eixo Temático com as suas experiências de vida.
|
Históricos: • Cidadania Planetária. Transversais: • Cidadania Planetária. • Direitos Humanos. OBSERVAÇÃO: Esses conceitos são comuns a várias áreas do conhecimento, mas devem ser apreendidos não só em seus significados mais gerais (transversais) como também em seus significados de localização em temporalidades históricas específicas.
|
5. Cidadania Planetária: 5.1. Os direitos universais. 5.2. Os organismos internacionais e a cidadania. 5.3. A relação entre cidadania nacional e cidadania internacional.
|
o Direitos: Humanos; Direito ao Patrimônio, Direito ao meio ambiente. o ONU, Tribunal Penal Internacional. o Identidade local x identidade global na atualidade.
|
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA |
MATEMÁTICA - PSS 1
COMPETÊNCIAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de: • Compreender e utilizar adequadamente as noções básicas de Conjuntos para expressar ideias matemáticas e resolver problemas de aplicação. • Compreender a relação entre os diferentes conjuntos numéricos e a pertinência de uso de cada um deles em situações-problema. • Domínio da localização de pontos na reta e aplicação da noção de intervalo numérico na comparação de dados.
|
1. Linguagem Básica dos Conjuntos. 1.1. Noções básicas de Conjuntos; relações de pertinência e inclusão; igualdade e operações com conjuntos. Aplicações. 1.2. Conjuntos Numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais). Aplicações. 1.3. A Reta Numérica. Intervalos. Aplicações.
|
Domínio das diferentes formas de representação de uma função e capacidade de identificar as relações entre elas (ex: determinar expressão algébrica que representa uma função a partir dos dados de uma tabela; identificar o gráfico que representa uma situação dada na linguagem usual etc). • Domínio das operações com funções e sua classificação, de acordo com seu comportamento. • Domínio da localização de pontos no plano cartesiano; interpretar informações pertinentes a outros campos de conhecimento, além da Matemática, apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. Capacidade de resolver problemas de aplicação envolvendo função afim (1° grau) e a determinação de pontos de máximo ou de mínimo de funções quadráticas (2° grau). Domínio da representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial e capacidade de resolver problemas que envolvam funções exponenciais, em situações do cotidiano ou de outras ciências, a exemplo do cálculo de juros. Capacidade de identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica reconhecendo-a como inversa da função exponencial. Capacidade de resolver problemas de aplicação envolvendo inequações, tanto algébrica quanto graficamente e domínio do uso de inequações na análise e comparação de dados.
|
2. Funções reais de variável real: conceitos e operações básicas (incluindo a determinação da inversa de uma função); notação; propriedades; classificação (injetoras, sobrejetoras e bijetoras); formas de representação (incluindo gráficos) e aplicações. 2.1. Estudo completo das funções afim (1º grau), Quadráticas (2° grau), Modulares, Exponencial e Logarítmica. Determinação de valores extremos, caso estes existam. 2.2. Equações e Inequações do 1º e 2° Graus e Modulares, Exponenciais e Logarítmicas. Resolução algébrica e gráfica.
|
Capacidade de identificar padrões em sequências numéricas. Domínio das ideias centrais (definições; termos gerais; propriedades; soma de termos de uma progressão finita e de uma progressão infinita), relativas à PA e à PG. Capacidade de identificar semelhanças e diferenças entre PA e PG e resolver problemas envolvendo progressões. Capacidade de relacionar PA à função afim e PG a funções exponenciais.
|
3. Sequências: conceitos básicos; terminologia e notação. 3.1. Progressões Aritméticas (PA) e Progressões Geométricas (PG).
|
FÍSICA - PSS 1
COMPETÊNCIAS | TEMAS | CONTEÚDOS |
Capacidade de: • Avaliar ordens de grandeza, de representar medidas em notação científica, de reconhecer e transformar unidades básicas e derivadas. • Utilizar o conceito de referencial, aplicando-o na resolução de problemas. • Analisar gráficos relacionando grandezas diferentes. • Compreender espaço absoluto e tempo, entender a diferença entre posição e distância. • Identificar e relacionar vetores e escalares.
|
Conceitos Fundamentais.
|
1. Conceitos de tempo e espaço, intervalo de tempo, distância. 2. Grandezas escalares e vetoriais: Conceitos e operações. 3. Referencial. 4. Representações gráficas. 5. Ordem de grandeza, notação científica, sistemas de unidades.
|
Capacidade de: • Utilizar os conceitos básicos para resolver problemas envolvendo movimentos simples em uma dimensão. • Resolver situações-problema envolvendo movimentos simples em duas dimensões. Domínio do conceito de movimento relativo e da aplicação desse conceito em situações simples. Domínio dos conceitos de vetores deslocamento, velocidade e aceleração. Capacidade de: • Interpretar e aplicar as leis de Newton. • Identificar e determinar forças atuantes tais como: peso, normal, atrito, tração, força elástica.
|
Movimento.
|
1. Conceitos básicos: deslocamento, velocidade e aceleração. 2. Cinemática em uma dimensão. 3. Cinemática em duas dimensões: composição de movimentos. 4. Representações gráficas dos movimentos. 5. Movimento relativo. 6. Leis de Newton: aplicações a movimentos em uma e duas dimensões. 7. Principais interações: gravitacional, de contato, de tração, elástica.
|
Capacidade de reconhecer o modelo de ponto material e a noção de centro de gravidade. Domínio dos conceitos de torque ou momento de uma força; e capacidade de resolver problemas simples de equilíbrio.
|
Estática.
|
1. Ponto material e centro de gravidade. 2. Estática: torque, equilíbrio do corpo rígido e do ponto material.
|
Capacidade de: • Desenvolver cálculos envolvendo o trabalho de uma força. • Relacionar o trabalho com a energia cinética e aplicar na resolução de problemas. • Utilizar a conservação da energia na solução de situaçõesproblema envolvendo movimento de partículas; e distinguir forças conservativas de dissipativas. • Aplicar os conceitos de potência e rendimento na resolução de situações-problema. • Utilizar a conservação da energia e do momento linear para a solução de problemas de colisões. Domínio das modalidades de energia dos sistemas mecânicos. Capacidade de identificar e aplicar as relações de energia no sistema massa-mola e pêndulo simples. Domínio dos conceitos de impulso de uma força e de momento linear de uma partícula ou sistema de partículas; e capacidade de relacionar impulso com variação do momento linear. Capacidade para caracterizar em que condições há conservação do momento linear. |
Leis de Conservação: Energia e Momento Linear. |
1. Trabalho. 2. Energia cinética, potencial (gravitacional e elástica) e mecânica. 3. Teorema do trabalho – energia cinética. 4. Conservação da energia mecânica. 5. Potência e rendimento. 6. Impulso e momento linear. 7. Conservação do momento linear. 8. Colisões em uma e duas dimensões. |