CONTEÚDO PROGRAMÁTIVOS

 

PROGRAMAS PSS

Os programas para as provas do PSS, disponibilizados no site www.coperve.ufpb.br em 28 de novembro de 2008,

foram elaborados para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio ), Conselho Nacional de Educação,

1988), aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (MEC, 1999), às orientações Curriculares para o Ensino

Médio (MEC, 2002 e 2006) e aos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (SEC-PB, 2007).

Ressalte-se que o Programa de Geografia para o PSS 1 acha-se acrescido de algumas explicitações.

As questões de prova de determinada área de conhecimento poderão contemplar competências e habilidades

adquiridas ao longo da vida escolar do candidato.

 

ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - PSS 1 - 1. LÍNGUA PORTUGUESA - 1.2. ANÁLISE LINGUÍSTICA

1.1. PRODUÇÃO DE LEITURA

 

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

Capacidade de:

• Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros.

 

• Distinguir os diferentes gêneros textuais.

• Distinguir as diferentes sequências textuais(narrativa,

descritiva, dissertativa, argumentativa, injuntiva).

• Identificar o propósito sociocomunicativo dos gêneros

textuais/discursivos.

• Identificar informações explícitas no texto.

• Reconhecer informações implícitas no texto, por meio do

recurso da inferência.

• Diferenciar ideias centrais de ideias periféricas.

• Identificar palavras que funcionam como mecanismo de

coesão textual.

• Reconhecer o valor argumentativo de formas e de expressões

linguísticas presentes em textos.

• Analisar o emprego de palavras e suas relações sintáticas,

considerando os diferentes níveis de linguagem.

• Estabelecer relações entre textos (intertextualidade).

• Reconhecer os sentidos produzidos por elementos verbais e

não verbais.

 

 

 

1. Gêneros textuais.

2. Sequências textuais.

3. Elementos de textualidade:

– coesão.

– coerência.

– informatividade.

– intertextualidade.

– aceitabilidade.

– intencionalidade.

– situacionalidade.

– argumentatividade.

4. Níveis de linguagem.

5. Linguagem verbal e não verbal.

 

  

1.2. ANÁLISE LINGUÍSTICA

  

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

 

 

Capacidade de:

• Identificar os elementos estruturais das palavras, observando

o emprego desses elementos.

• Reconhecer diferentes processos de formação de palavras

como possibilidade de ampliação do léxico a partir do uso da

língua.

• Reconhecer valores discursivos de sufixos nominais e verbais.

• Flexionar adequadamente nomes e verbos.

• Identificar o valor dos tempos, modos e vozes verbais no

texto.

 

• Distinguir o sentido dos enunciados, a partir do emprego dos

diferentes aspectos verbais.

• Reconhecer a função discursivo-textual das palavras no texto.

• Reconhecer os mecanismos de coesão textual, como mecanismos

de construção de sentido.

• Reconhecer formas linguísticas como marcas de modalização.

• Usar os sinais de pontuação adequadamente.

• Estabelecer relação entre recursos da escrita e objetivos do

texto.

• Identificar a sinonímia, a antonímia, a paronímia, a homonímia

e a polissemia como recursos de coesão textual.

• Identificar os efeitos de sentido produzidos pelo emprego dos

diferentes sinais de pontuação.

• Grafar corretamente palavras e expressões da língua.

 

 

 

 

1. Classes de palavras.

1.1. Plano morfológico:

– Estrutura e processo de formação de

palavras.

– Flexão nominal e verbal.

– Vozes e aspectos verbais.

1.2. Plano sintático:

– Emprego das palavras na construção dos

diferentes tipos de sintagmas.

 

1.3. Plano semântico:

– sinonímia.

– antonímia.

– paronímia.

– homonímia.

– polisssemia.

1.4. Plano discursivo/textual:

– referência.

– modalização.

2. Sinais de pontuação.

3. Sistema ortográfico.

 

 

 

2. LITERATURA BRASILEIRA

 

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

 

 

Capacidade de:

• Identificar as especificidades de textos literários.

• Reconhecer características dos gêneros lírico, narrativo e

dramático, a partir da leitura de obras.

 

 

 

Texto literário – linguagem, formas de expressão (verso e

prosa) e gêneros literários (lírico, narrativo e drmático).

• Gênero lírico – poemas de Carlos Drummond de

Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Morais,

Sérgio de Castro Pinto e outros.

• Gênero Narrativo:

– Crônica de viagem (Séc. XVI), crônicas modernas:

Carlos Eduardo Novaes, Ferreira Gullar, Inácio de

Loyola Brandão, Ivan Ângelo, Millôr Fernandes,

Moacy Scliar e outros.

– Contos: textos de Rubem Braga, Érico

Veríssimo e João Antônio e outros.

• Gênero Dramático: textos de Martins Pena e

outros.

Obras de leitura integral:

GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas chilenas. São

Paulo: Companhia das Letras.

REY, Marcus. O coração roubado e outras crônicas.

São Paulo: Ática.

PENA, Martins. O noviço / O judas em sábado de

aleluia. São Paulo: Ática.

  

LÍNGUA INGLESA - PSS 1

 

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

Capacidade de identificar gêneros textuais, através do

 

reconhecimento de suas características.

 

 

1. Gêneros Textuais.

 

 

Domínio no reconhecimento dos elementos próprios à

situação de produção de um texto (autoria, público-alvo, meio

de divulgação, finalidade, local e data de produção), localizando

informações relativas à situação de produção.

 

 

2. Situação de Produção do Texto.

 

 

Domínio na construção de sentidos a partir da leitura do gênero

textual em questão, através da compreensão e/ou interpretação

de ideias/informações veiculadas em textos diversos

 

 

3. Leitura e Construção de Sentido.

 

 

Capacidade de reconhecer os tipos de frase/enunciado do texto

e identificar o sentido por elas veiculado.

 

 

 

4. A frase/enunciado no texto.

Simple and complex sentences:

– Phrases (noun, verb, and prepositional phrases).

– Clauses.

 

 

 

Domínio na identificação de termos ou expressões que façam

referência a termos/ideias contextualizados, através da análise

de elementos propostos e da escolha daquele(s) que se refira(m)

a termos/expressões em questão.

 

 

 

5. Elementos de Referência: termos ou expressões que

evitam repetições e garantem o encadeamento das

ideias no texto.

–Pronouns (personal, adjective, possessive, reflective, reciprocal,

domonstrative, indefinite, relative, interrogative).

– General determiners (all, both, some, many, much,

neither...).

 

 

 

Capacidade de identificar e/ou inferir sentido de

expressões/termos contextualizados, através de relação de

sentidos (sinonímia, antonímia ...).

 

 

6. Vocabulário.

 

 

Capacidade de reconhecer elementos de ligação e as ideias por

eles expressas, relacionando elementos de ligação a relações de

sentido em contexto específico.

 

 

 

7. Elementos de ligação e relações de sentido.

Ideia de:

Causa: because, for, as...

Consequência: consequently, therefore...

Oposição: but, however, although, though,

nevertheless...

Fim : in order to, to...

Condição: if, whether...

Comparação; as ...as, more/less...than, like, as if...

Lugar: where, wherever ...

Tempo: when, as since, while, whenever...

Conclusão: thus, so...

Adição: and, in addition to, as well...

 

 

 

Capacidade de identificar tempos, modos e vozes do verbo em

situação, e de identificar e/ou inferir sentidos de formas verbais

contextualizadas, relacionando as formas verbais ao uso.

 

 

 

8. Verbo em context. (time, tense, aspect, mood and voice)

– Simple present, present continuous and present perfect;

simple past and past continuous; simple future, future com

going to and future continuous; imperative; auxiliaries,

modals.

 

 

LÍNGUA FRANCESA - PSS 1 

 

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

 

 

Capacidade de identificar gêneros textuais, através do

reconhecimento de suas características.

 

 

1. Gêneros Textuais.

 

 

Domínio no reconhecimento dos elementos próprios à situação de

produção de um texto (autoria, público-alvo, meio de divulgação,

finalidade, local e data de produção), localizando informações

relativas à situação de produção.

 

 

2. Situação de Produção do Texto.

 

 

Capacidade de reconhecer os tipos de frase/enunciado do texto e

identificar o sentido por elas veiculado.

 

 

 

4. A frase/enunciado no texto.

Frase/enunciado afirmativo, interrogativo,

exclamativo e negativo: ne...pas, ne...plus, ne...rien.

 

 

 

Domínio na identificação de termos ou expressões que façam

referência a termos/ideias contextualizados, através da análise de

elementos propostos e da escolha daquele(s) que se refira(m) a

termos/expressões em questão.

 

 

 

5. Elementos de Referência: termos ou expressões

que evitam repetições e garantem o encadeamento

das ideias no texto.

– Expressões nominais formadas por Artigos,

Adjectifs possessifs e Adjectifs démonstratifs, seguidos

de substantivo; pronomes pessoais (sujeito e

complemento), pronomes relativos qui, que, où.

 

 

 

Capacidade de identificar e/ou inferir sentido de expressões/termos

contextualizados, através de relações de sentidos (sinonímia,

antonímia...).

 

 

6. Vocabulário.

 

 

Capacidade de reconhecer elementos de ligação e as ideias por eles

expressas, relacionando elementos de ligação a relações de sentido

em contexto específico.

 

 

 

7. Elementos de ligação e relações de sentido.

Ideia de:

Causa: parce que, puisque, comme.

Consequência : donc, ainsi, alors.

Oposição: mais, pourtant, cependant.

Fim : pour, afin de, en vue de.

Condição: si.

Comparação: plus (moins, aussi) ... que.

pire, mieux, meilleur ... que.

le(la) plus/les plus, le,(la) moins/les

moins.

Lugar : près, loin, devant, derrière, devant, sur, sous,

chez, ici,là.

Tempo : quand, lorsque.

 

 

 

Capacidade de identificar tempos, modos e vozes do verbo em

situação, e de identificar e/ou inferir sentido de formas verbais

contextualizadas, relacionando as formas verbais ao uso.

 

 

 

8. Verbo em contexto.

– Indicativo: Presente, Présent Duratif, Imperfeito,

Passe Récent, Passé Composé, Futur

Proche.

– Imperativo.

 


 

 

LÍNGUA ESPANHOLA - PSS 1

 

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

 

 

Capacidade de identificar gêneros textuais, através do

reconhecimento de suas características.

 

 

1. Gêneros Textuais.

  

Domínio no reconhecimento dos elementos próprios à situação de

produção de um texto (autoria, público-alvo, meio de divulgação,

finalidade, local e data de produção), localizando informações

relativas à situação de produção.

 

 

2. Situação de Produção do Texto.

  

Domínio na construção de sentidos a partir da leitura do gênero

textual em questão, através da compreensão e/ou interpretação de

ideias/informações veiculadas em textos diversos.

 

 

3. Leitura e Construção de Sentido.

  

Capacidade de reconhecer os tipos de frase/enunciado do texto e

identificar o sentido por elas veiculado

 

 

4. A frase/enunciado no texto.

 

Domínio na identificação de termos ou expressões que façam

referência a termos/ideias contextualizados, através da análise de

elementos propostos e da escolha daquele(s) que se refira(m) a

termos/expressões em questão.

 

 

 

5. Elementos de Referência: termos ou expressões

que evitam repetições no texto e garantem o

encadeamento das ideias no mesmo.

Expressões nominais formadas por artigos;

adjetivos(demonstrativo e possessivo)

seguidos de substantivos; pronomes pessoais

(sujeito), relativos, indefinidos, interrogativo,

exclamativo); numerais.

 

 

Capacidade de identificar e/ou inferir sentido de expressões/termos

contextualizados, através de relação de sentidos (sinonímia,

antonímia ...).

 

 

6. Vocabulário.

 

 Capacidade de reconhecer elementos de ligação e as ideias por eles

expressas, relacionando elementos de ligação a relações de sentido

em contexto específico.

 

 

 7. Elementos de ligação e relações de sentido.

Ideia de:

Causa.

Consequência.

Oposição.

Fim.

Condição.

Comparação.

Lugar.

Tempo.

 

  

Capacidade de identificar tempos, modos e vozes do verbo em

situação e de identificar e/ou inferir sentidos de formas verbais

contextualizadas, relacionando as formas verbais ao uso.

 

 

 8. Verbo em contexto.

Modo Indicativo.

 

 

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS

 

GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL - PSS 1

EIXO TEMÁTICO: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A RELAÇÃO

SOCIEDADE E NATUREZA

 

COMPETÊNCIAS CONCEITOS TEMA CONTEÚDOS

 

 

Capacidade de

operar com os

conceitos básicos da

Geografia para

análise e representação

do espaço em

suas múltiplas

escalas (mundial,

nacional, regional,

local).

Domínio das

linguagens próprias à

análise geográfica.

 

Capacidade de

compreender o

espaço geográfico, a

partir das múltiplas

interações entre

sociedade e

natureza.

 

 

 

 

– Conceitos

geográficos:

território,

lugar,

paisagem,

região,

espaço.

– Conceitos

transversais:

sociedade,

natureza e

meio

ambiente.

Conceitos

 

 

 

A produção

d o e s p a ç o

geográfico.

 

 

 

– O espaço e suas representações (cartográfica, artística, estatística,

iconográfica, midiática etc.):

• Representações do espaço: leitura, relações e interpretações.

• Mapas: desenvolvimento histórico e tipologia.

• Representações gráficas do espaço em mapas, cartas,

maquetes, gráficos e tabelas: leitura, relações e interpretações.

• Localização: o sistema de coordenadas e os fusos

horários.

• Representações da superfície terrestre: escalas, projeções e

distorções.

• A cartografia como conhecimento estratégico.

• As novas tecnologias e seu uso na cartografia: imagens de

satélite, GPS, SIGs e o sensoriamento remoto.

• As representações artísticas e midiáticas do espaço:

literatura, música, poesia, artes plásticas, filmes, cordel,

fotografia, entre outros.

O espaço e suas representações (cartográfica, artística, estatística,

 

– A natureza: sua dinâmica natural e as ações antrópicas nesse

processo:

• Os elementos que compõem a natureza e as suas

interrelações: o planeta Terra: o clima, o relevo e a água.

• A dinâmica da natureza.

• A ação antrópica e a dinâmica da natureza.

– A população como elemento de transformação do

espaço:

• As diferentes sociedades e a organização do espaço.

• As teorias demográficas.

• A estrutura etária, ocupacional e de gênero, a dinâmica da

população e a exclusão social.

• A distribuição da população e a organização do espaço.

• Indicadores de desenvolvimento humano e organização

do espaço.

• Dinâmica populacional: migrações, refugiados políticos e

turismo.

– O modo de produção e a (re)organização do espaço: a

natureza enquanto recurso econômico:

• A relação sociedade e natureza.

• As contradições dos modos de produção e a organização

do espaço mundial.

• As diferentes fases do capitalismo e a apropriação da

natureza no centro (Norte) e na periferia (Norte).

• A natureza como recurso: extrativismo, coleta,

agropecuária, indústria e produção de energia.

• A distribuição territorial das atividades econômicas e a

organização do espaço.

• A circulação e a organização do espaço.

– A questão ambiental e sustentabilidade:

• A sociedade de consumo e as questões ambientais.

• Problemas ambientais, debates ambientais e propostas de

sustentabilidade.

• Os órgãos internacionais, as organizações não

governamentais, a sociedade civil e a questão ambiental.

• As Conferências Internacionais sobre o meio ambiente.

• A participação do Brasil nas reuniões internacionais sobre

o meio ambiente.

• As diferentes visões sobre o ambientalismo.

• Os movimentos sociais e a defesa do meio ambiente.

• Políticas públicas destinadas à questão ambiental e à

sustentabilidade.

A natureza: sua dinâmica natural e as ações antrópicas nesse

 

 

  

HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL - PSS 1

EIXO TEMÁTICO: CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E PODER

  

COMPETÊNCIAS CONCEITOS TEMA CONTEÚDOS

 

 

Capacidade de operar

com os conceitos

básicos da História para

análise e representação

do Tempo em suas

múltiplas dimensões.

Domínio das linguagens

próprias à análise

histórica

(historiográfica).

Capacidade de

inteligibilidade e

compreensão do Tempo

Histórico a partir das

múltiplas interações dos

seres humanos com a

Natureza, e entre si.

 

 

 

Históricos:

• História.

• Agente Histórico.

• Política.

• Participação

Política.

• Temporalidade.

• Interpretação/

Representação/

Conhecimento

Histórico.

Transversais:

• Sociedade.

• Natureza.

• Cultura.

• Representação

Social.

 

 

 

1. O Homem como ser

histórico:

1.1. O homem como

ser social e

político.

1.2. O homem como

intérprete de

suas próprias

experiências

vividas.

 

 

 

Esse Tema é de caráter introdutório ao

Eixo Temático e seu conteúdo é

eminentemente conceitual.

 

 

 

Capacidade de operar

com os conceitos

básicos da História para

análise e representação

do Tempo em suas

múltiplas dimensões.

Domínio das linguagens

próprias à análise

histórica

(historiográfica).

Capacidade de:

• Operar com

conceitos próprios

à História Política

em suas relações

com outros

domínios da

História.

• Comparar a

problemática da

Cidadania,

Participação Política

e Cidadania em

diferentes

contextos

históricos, com

ênfase entre

experiências

passadas e

experiências em

curso na atualidade.

 

 

 

Históricos:

• Liberdade.

• Poder.

• Estado.

• Cidadania.

• Direitos.

• Liberalismo.

• Neoliberalismo.

Transversais:

• Liberdade.

• Poder.

• Estado.

• Cidadania.

• Direitos/Sujeito

de Direitos.

• Direitos

Humanos.

 

 

 

2. Cidadania, Liberdade

e Direitos:

2.1. As primeiras

configurações de

cidadania.

2.2. Cidadania,

direitos civis e

direitos

políticos.

2.3. Cidadania e

direitos sociais.

2.4. Cidadania e

Novos Direitos

(à Diversidade):

a) Mercado.

b) Gênero.

c) orientação

sexual.

d) geração

(criança,

adolescente,

idoso).

e)meio ambiente.

f)memória social

(direito ao

patrimônio

cultural).

 

 

 

o A Cidadania na democracia grega

(Atenas) e no Estado romano.

o As lutas pela liberdade e por direitos

civis e políticos: revoluções burguesas

(Inglesa, Francesa); lutas anticoloniais:

independência dos Estados Unidos e

movimentos autonomistas no Brasil

(Inconfidência Mineira, Conjuração

Baiana, Revolução de 1817), processo

de separação política no Brasil e na

Paraíba.

o Lutas sindicais e lutas trabalhistas na

Europa (séculos XIX e 1ª. metade do

século XX); os direitos no Estado do

Bem-Estar social (exemplos:

Escandinávia, Inglaterra e Estados

Unidos).

o Movimentos camponeses na América

Latina: Revolução Mexicana e

Zapatismo.

o Expressões e manifestações políticas

no Brasil e na Paraíba: a cidadania

excludente (Império, República Velha,

Populismo e Regime Militar); lutas pela

liberdade (resistência dos escravos;

manifestações camponesas: Cangaço,

Messianismo), revoltas); lutas

trabalhistas e sindicais (movimento

operário: República Velha, período

Vargas e tempos recentes); lutas pela

terra (Ligas Camponesas e MST).

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO:

Esses conceitos são

comuns a várias áreas

do conhecimento, mas

devem ser apreendidos

não só em seus

significados mais gerais

(transversais) como

também em seus

significados de

localização em

temporalidades

históricas específicas.

 

 

 

 

Ênfase do tema: Brasil, Paraíba e espaços

locais:

o Lutas do consumidor.

o Movimento feminista.

o Movimento GLBTS.

o Direitos de crianças e adolescentes,

direitos do idoso.

o Movimento ecológico.

o Defesa do Patrimônio Cultural.

 

 

 

Capacidade de operar

com os conceitos

básicos da História para

análise e representação

do Tempo em suas

múltiplas dimensões.

Domínio das linguagens

próprias à análise

histórica

(historiográfica).

Capacidade de:

• Compreender a

trama ou tessitura

social como

conjunto complexo

de relações e de

relacionar,

portanto, vários

conceitos entre si.

• Compreender os

movimentos

políticos em torno

da questão étnica e

da questão de

nacionalidade,

estabelecendo um

comparativo com

formas

supranacionais e

intranacionais de

organização

política.

 

 

 

Históricos:

• Etnia.

• Nação.

• Nacionalidade.

• Cidadania.

Transversais:

• Etnia.

• Nação.

• Nacionalidade.

• Estado.

• Território.

OBSERVAÇÃO:

Esses conceitos são

comuns a várias áreas

do conhecimento, mas

devem ser apreendidos

não só em seus

significados mais gerais

(transversais) como

também em seus

significados de

localização em

temporalidades

históricas específicas.

 

 

 

3.Cidadania, Etnia e

Nacionalidade:

3.1. Cidadania

Estado,

Nacionalidade e

Nacionalismos.

3.2. Nacionalidade e

simbologia:

heróis e mitos.

3.3. A relação entre

cidadania e

etnia.

 

 

 

o Formação dos Estados Nacionais

Modernos: Inglaterra, França,

Portugal e Espanha.

o Nacionalismo e liberalismo: lutas

nacionais do século XIX: unidades

alemã e italiana.

o Nacionalismo e nazifascismo:

Alemanha, Itália, Japão.

o Nacionalismo e socialismo real:

stalinismo (nacionalismo russo) e

crise dos anos 1990 (nacionalismos

das ex-repúblicas soviéticas).

o Brasil e Paraíba: vários momentos da

formação nacional e sua expressão

nacionalista: Estado nacional pósindependência,

período Vargas,

regime Militar: os projetos políticos

vitoriosos; os projetos alternativos de

construção da Nação (movimentos

regenciais).

o Signos nacionalistas em algumas

experiências históricas gerais (Estados

Unidos, União Soviética, Alemanha

nazista); e brasileiras (na monarquia, na

1ª República; no período getulista e na

ditadura militar).

o Sociedades tribais africanas (séculos

XIX ao XXI).

o Lutas étnicas na Europa e nos

Estados Unidos contemporâneos

(Ex: os imigrantes na Europa e nos

EUA; os confrontos na Europa

Central (Irlanda; País Basco).

 

 

 

Capacidade de operar

com os conceitos

básicos da História para

análise e representação

do Tempo em suas

múltiplas dimensões.

Domínio das linguagens

próprias à análise

histórica

(historiográfica).

Capacidade de:

• Interpretar

sociedades passadas

e atuais cuja

configuração

política não

incorpora(va) o

conceito de

Cidadania.

• Compreender a não

linearidade dos

processos históricos

e a s possibilidades

de perdas de

conquistas

alcançadas em

outras

temporalidades.

 

 

 

Históricos:

• Cidadania.

Transversais:

• Sujeito de dignidade.

• Globalização.

• Neoliberalismo.

OBSERVAÇÃO:

Esses conceitos são

comuns a várias áreas

do conhecimento, mas

devem ser apreendidos

não só em seus

significados mais gerais

(transversais) como

também em seus

significados de

localização em

temporalidades

históricas específicas

 

 

 

4. Cidadania e “Não

Cidadania”:

4.1. Sociedades sem

conceito de

cidadania.

4.2. A perda de

direitos na

atualidade da

Globalização

 

 

 

o E s t a d o s Te o c r á t i c o s : d a

Antiguidade Oriental; feudais

medievais; Islâmicos (Irã).

o Estados Absolutistas: França,

Inglaterra, Portugal e Espanha.

o Estados de política neoliberal:

Estados Unidos, Inglaterra, França,

Japão, o Estado Brasileiro, o

neoliberalismo e a perda de direitos.

 

 

 

Capacidade de operar

com os conceitos

básicos da História para

análise e representação

do Tempo em suas

múltiplas dimensões.

Domínio das linguagens

próprias à análise

histórica

(historiográfica).

Capacidade de:

• Cotejar

temporalidades

históricas

sedimentadas com

temporalidades

históricas

emergentes (o velho

e o novo).

• Relacionar os

conteúdos

aprendidos no

Eixo Temático

com as suas

experiências de

vida.

 

 

 

Históricos:

• Cidadania

Planetária.

Transversais:

• Cidadania

Planetária.

• Direitos

Humanos.

OBSERVAÇÃO:

Esses conceitos são

comuns a várias áreas do

conhecimento, mas

devem ser apreendidos

não só em seus

significados mais gerais

(transversais) como

também em seus

significados de

localização em

temporalidades

históricas específicas.

 

 

 

5. Cidadania

Planetária:

5.1. Os direitos

universais.

5.2. Os organismos

internacionais e

a cidadania.

5.3. A relação entre

cidadania

nacional e

cidadania

internacional.

 

 

 

o Direitos: Humanos; Direito ao

Patrimônio, Direito ao meio ambiente.

o ONU, Tribunal Penal Internacional.

o Identidade local x identidade global

na atualidade.

 

 

ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

 

MATEMÁTICA - PSS 1

 

 

COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS

 

 

Capacidade de:

• Compreender e utilizar adequadamente as noções

básicas de Conjuntos para expressar ideias matemáticas

e resolver problemas de aplicação.

• Compreender a relação entre os diferentes conjuntos

numéricos e a pertinência de uso de cada um deles em

situações-problema.

• Domínio da localização de pontos na reta e aplicação da

noção de intervalo numérico na comparação de dados.

 

 

 

1. Linguagem Básica dos Conjuntos.

1.1. Noções básicas de Conjuntos; relações de

pertinência e inclusão; igualdade e operações com

conjuntos. Aplicações.

1.2. Conjuntos Numéricos (Naturais, Inteiros,

Racionais, Irracionais, Reais). Aplicações.

1.3. A Reta Numérica. Intervalos. Aplicações.

 

 

 

Domínio das diferentes formas de representação de uma

função e capacidade de identificar as relações entre elas (ex:

determinar expressão algébrica que representa uma função a

partir dos dados de uma tabela; identificar o gráfico que

representa uma situação dada na linguagem usual etc).

• Domínio das operações com funções e sua classificação,

de acordo com seu comportamento.

• Domínio da localização de pontos no plano cartesiano;

interpretar informações pertinentes a outros campos de

conhecimento, além da Matemática, apresentadas por

meio de coordenadas cartesianas.

Capacidade de resolver problemas de aplicação envolvendo

função afim (1° grau) e a determinação de pontos de máximo

ou de mínimo de funções quadráticas (2° grau).

Domínio da representação algébrica e/ou gráfica de uma

função exponencial e capacidade de resolver problemas que

envolvam funções exponenciais, em situações do cotidiano

ou de outras ciências, a exemplo do cálculo de juros.

Capacidade de identificar a representação algébrica e/ou

gráfica de uma função logarítmica reconhecendo-a como

inversa da função exponencial.

Capacidade de resolver problemas de aplicação envolvendo

inequações, tanto algébrica quanto graficamente e domínio

do uso de inequações na análise e comparação de dados.

 

 

 

2. Funções reais de variável real: conceitos e operações

básicas (incluindo a determinação da inversa de uma

função); notação; propriedades; classificação (injetoras,

sobrejetoras e bijetoras); formas de representação

(incluindo gráficos) e aplicações.

2.1. Estudo completo das funções afim (1º grau),

Quadráticas (2° grau), Modulares, Exponencial e

Logarítmica. Determinação de valores extremos,

caso estes existam.

2.2. Equações e Inequações do 1º e 2° Graus e Modulares,

Exponenciais e Logarítmicas. Resolução algébrica e

gráfica.

 

 

 

Capacidade de identificar padrões em sequências numéricas.

Domínio das ideias centrais (definições; termos gerais;

propriedades; soma de termos de uma progressão finita e de

uma progressão infinita), relativas à PA e à PG. Capacidade

de identificar semelhanças e diferenças entre PA e PG e

resolver problemas envolvendo progressões.

Capacidade de relacionar PA à função afim e PG a funções

exponenciais.

 

 

 

3. Sequências: conceitos básicos; terminologia e notação.

3.1. Progressões Aritméticas (PA) e Progressões

Geométricas (PG).

 

 

FÍSICA - PSS 1

 

COMPETÊNCIAS TEMAS CONTEÚDOS

 

 

 

Capacidade de:

• Avaliar ordens de grandeza, de representar medidas

em notação científica, de reconhecer e transformar

unidades básicas e derivadas.

• Utilizar o conceito de referencial, aplicando-o na

resolução de problemas.

• Analisar gráficos relacionando grandezas diferentes.

• Compreender espaço absoluto e tempo, entender a

diferença entre posição e distância.

• Identificar e relacionar vetores e escalares.

 

 

 

 

Conceitos Fundamentais.

 

 

 

 

1. Conceitos de tempo e espaço,

intervalo de tempo, distância.

2. Grandezas escalares e

vetoriais: Conceitos e

operações.

3. Referencial.

4. Representações gráficas.

5. Ordem de grandeza, notação

científica, sistemas de unidades.

 

 

 

Capacidade de:

• Utilizar os conceitos básicos para resolver problemas

envolvendo movimentos simples em uma dimensão.

• Resolver situações-problema envolvendo

movimentos simples em duas dimensões.

Domínio do conceito de movimento relativo e da

aplicação desse conceito em situações simples.

Domínio dos conceitos de vetores deslocamento,

velocidade e aceleração.

Capacidade de:

• Interpretar e aplicar as leis de Newton.

• Identificar e determinar forças atuantes tais como:

peso, normal, atrito, tração, força elástica.

 

 

 

 

 

 

 

 

Movimento.

 

 

 

 

 

1. Conceitos básicos:

deslocamento, velocidade e

aceleração.

2. Cinemática em uma dimensão.

3. Cinemática em duas dimensões:

composição de movimentos.

4. Representações gráficas dos

movimentos.

5. Movimento relativo.

6. Leis de Newton: aplicações a

movimentos em uma e duas

dimensões.

7. Principais interações:

gravitacional, de contato, de

tração, elástica.

 

 

 

 

 

 

Capacidade de reconhecer o modelo de ponto material e

a noção de centro de gravidade.

Domínio dos conceitos de torque ou momento de uma força;

e capacidade de resolver problemas simples de equilíbrio.

 

 

 

 

Estática.

 

 

 

 

1. Ponto material e centro de

gravidade.

2. Estática: torque, equilíbrio do

corpo rígido e do ponto material.

 

 

 

Capacidade de:

• Desenvolver cálculos envolvendo o trabalho de uma força.

• Relacionar o trabalho com a energia cinética e aplicar

na resolução de problemas.

• Utilizar a conservação da energia na solução de situaçõesproblema

envolvendo movimento de partículas; e

distinguir forças conservativas de dissipativas.

• Aplicar os conceitos de potência e rendimento na

resolução de situações-problema.

• Utilizar a conservação da energia e do momento

linear para a solução de problemas de colisões.

Domínio das modalidades de energia dos sistemas mecânicos.

Capacidade de identificar e aplicar as relações de energia

no sistema massa-mola e pêndulo simples.

Domínio dos conceitos de impulso de uma força e de momento

linear de uma partícula ou sistema de partículas; e capacidade de

relacionar impulso com variação do momento linear.

Capacidade para caracterizar em que condições há

conservação do momento linear.

 

Leis de Conservação:

Energia e Momento

Linear.

 

1. Trabalho.

2. Energia cinética, potencial

(gravitacional e elástica) e

mecânica.

3. Teorema do trabalho –

energia cinética.

4. Conservação da energia

mecânica.

5. Potência e rendimento.

6. Impulso e momento linear.

7. Conservação do momento

linear.

8. Colisões em uma e duas

dimensões.